Com o encerramento do ano de 2023, é com grande satisfação que compartilhamos uma retrospectiva das notáveis realizações alcançadas. Expressamos nossa profunda gratidão a todos os doadores que, com seu apoio vital, tornaram possível avançar na iniciativa de endowment na FEA. É através dessa mobilização dedicada que conseguimos continuar investindo no poder transformador da educação.
Neste ano, o Fundo Patrimonial FEAUSP buscou atuar nas frentes de inclusão e excelência acadêmica, segue um breve resumo das principais ações que endowment apoiou:
Premiação dos discentes: Durante a Colação de Grau, alunos e alunas foram premiados. O Fundo Patrimonial FEAUSP disponibilizou um suporte financeiro para cada curso. Desse modo, o departamento de economia destinou o recurso para reconhecer a melhor monografia, enquanto os cursos de ciências contábeis, ciências atuariais e administração destinaram o valor aos melhores alunos e alunas.
Cursinho FEAUSP: O apoio serviu para que o cursinho popular, gerido pelos alunos da FEA, se mantivesse funcionando durante o ano ao apoiar as despesas administrativas, como por exemplo o pagamento de professores.
Valorização dos Docentes: A premiação de reconhecimento dos jovens docentes pesquisadores destacam a importância de investir na próxima geração e incentivar seu desenvolvimento profissional. Os docentes jovens pesquisadores premiados foram selecionados por sua excelência, originalidade e relevância de suas pesquisas, demonstrando uma capacidade notável de inovação.
Projeto Controversa: Como mais uma forma de incentivar a produção acadêmica dos FEAnos, o Fundo Patrimonial FEAUSP juntamente com CAVC manteve o projeto de iniciação científica. Esse ano foram dois alunos bolsistas apoiados no desenvolvimento de seus trabalhos.
Além de todas essas iniciativas, o Fundo Patrimonial FEAUSP apoio à permanência estudantil e juntamente com a Amefea foram destinadas 5 bolsas para os alunos e alunas da FEA. Importante ressaltar que duas dessas bolsas foram garantidas pela campanha do programa "De FEAno para FEAno", que mais uma vez teve a participação especial da Turma da ECO 98.
As bolsas cobrem despesas essenciais, como moradia, alimentação, transporte e material didático, garantindo que os estudantes tenham uma base sólida para se dedicarem aos estudos. Ao aliviar o ônus financeiro, o fundo busca proporcionar igualdade de oportunidades a todos os estudantes, independentemente de suas circunstâncias econômicas.
Assim como a campanha do De FEAno para FEAno, o Fundo Patrimonial FEAUSP também apoiou outro projeto especial em 2023. A exposição, "Uma viagem pela história do pensamento econômico: A Biblioteca Delfim Netto", trouxe ao público mais de 150 obras em 12 vitrines temáticas, que também está no digital https://www.fpfeausp.org.br/expo_delfim, que contou com os patrocínios: FIPE, Cacique Café Solúvel, PremierPet e DGF Investimentos.
Também tivemos junto a comunidade em diversos momentos, desde a recepção dos calouros a eventos importantes das entidades estudantis.
Recepção dos calouros: estávamos presentes no corredor das entidades apresentando a proposta de endowment e incentivando a cultura de doações com os ingressantes. Além disso, em parceria com a Atlética FEAUSP, o endowment participou de duas provas da Gincana dos Bixos, contribuindo com a causa. As equipes participantes fizeram um vídeo apresentando nossa campanha de micro doação.
Social Tank: Buscando conhecer e premiar empresas desse tipo que a FEA Social, organizou a segunda edição do ”Social Tank”, evento inspirado no Shark Tank e patrocinado pelo Fundo Patrimonial FEAUSP. As empresas convidadas apresentaram pitches de seus projetos para uma banca de juradas e investidores. O evento não tem foco em premiar uma única empresa vencedora, mas estimular a criação e crescimento de projetos que dediquem esforços ao setor de impacto social.
Bateria S/A: O endowment contribuiu com um apoio financeiro para que a Bateria S/A pudesse concorrer na TABU (Taça das Baterias Universitárias). Graças à sua excelência, a bateria conquistou o 1° lugar no torneio.
Troféu Canguru: Valorizar os talentos FEAnos, inclusive nos esportes. Apoiamos o evento da Atlética de premiação dos atletas que se dedicaram e vestiram a camisa da FEA.
Yearbook formandos: Ainda durante as Colações de Grau, o Fundo Patrimonial foi o responsável pelas fotos oficiais do Yearbook da FEAUSP, que depois foi disponibilizado aos formandos como uma lembrança do dia.
Com o intuito de promover novas formas de doação, foram realizadas duas campanhas no segundo semestre com foco na doação para o endowment.
Campanha Laços FEAUSP: O Fundo Patrimonial FEAUSP juntamente com a FEAUSP lançou a campanha "Laços FEAUSP" com o objetivo de criar um grupo de doadores engajados e comprometidos com a excelência acadêmica da FEAUSP. Através de suas doações, esses membros apoiaram o crescimento do endowment da faculdade e estabeleceram laços novamente com a FEA, podendo comemorar em conjunto no evento de reinauguração da obra da Tomie Ohtake, localizada na frente da FEA. Na campanha foram arrecadados R$35mil com 50 doadores.
Campanha Dia de Doar: Para a comemoração do dia de doar e promoção da cultura de doação principalmente com os alunos, em novembro, foi lançada a campanha "Black Friday FEA Solidária", fazendo uma rifa entre os alunos da FEA, captando micro doações e sorteando prêmios. Além disso, foi feita uma ativação na meia-lua em parceria com a marca Pilot.
O site do endowment também foi todo reconstruído, tomando um aspecto mais moderno e intuitivo, reunindo todos os projetos apoiados pelo endowment em um só lugar! Agora todos podem conferir depoimentos de apoiados e o nome dos doadores que acreditam na iniciativa.
Foram várias frentes que o Fundo apoiou e que fortaleceram a nossa querida FEA. Os membros do Fundo Patrimonial agradecem o apoio de seus doadores para poder realizar essas ações para a nossa comunidade. Toda e qualquer doação é impactante.
Continue contribuindo com o Fundo Patrimonial FEAUSP em 2024 para que nosso número de FEAnos apoiados seja multiplicado!
Esperamos que em 2024 possamos crescer para fortalecer cada vez mais a FEA.