Últimas notícias

Impacto: projeto amplia oportunidades para estudantes negros da FEAUSP

O projeto Mundo Sem Fronteiras nasceu com um objetivo claro: romper barreiras linguísticas e ampliar horizontes profissionais para estudantes negros da FEAUSP. E nesta primeira edição foi possível destinar 65 bolsas para curso de idiomas para dois semestres e 2 bolsas de intercâmbio.

A maior parte dos alunos escolheu o idioma da língua inglesa para cursar, mas também houveram alunos e alunas interessados nos idiomas: italiano, espanhol, francês e alemão. Confira depoimentos de alguns dos alunos que foram contemplados pela iniciativa:


Essa iniciativa faz uma conexão importante com o novo programa que a FEA lançará. Para 2026, a FEA terá o Programa FEA-Sorbonne – Master Management de l’Innovation (MI-FEA/Sorbonne), que tem como objetivo promover a cooperação internacional em ensino e pesquisa, com a oferta conjunta do curso Master Management de l’Innovation.

As aulas serão ministradas por professores dos dois institutos, sendo muitas delas em inglês. Os alunos que concluírem o programa também terão diploma dos dois institutos. Serão oferecidas 60 vagas, dentre as quais 25% são reservadas para os alunos autodeclarados PPI. O Projeto Mundo Sem Fronteiras aumenta a possibilidade dos estudantes negros da FEA se interessarem por participar dessa nova iniciativa da faculdade.

Essa conquista reforça a força do coletivo e o compromisso da FEAUSP com uma universidade mais justa, diversa e inclusiva. O Mundo Sem Fronteiras é mais do que um projeto: é um passo concreto rumo à transformação social por meio da educação.

Neste primeiro semestre de 2026, os alunos seguirão em seus cursos de idiomas aprofundando o aprendizado iniciado no ano anterior e consolidando competências linguísticas fundamentais para a trajetória acadêmica e profissional. A expectativa é que, ao longo desse período, os participantes estejam ainda mais preparados para acessar oportunidades como intercâmbios, programas de dupla titulação e iniciativas de cooperação internacional promovidas pela própria FEA.

Agradecemos profundamente a todos que contribuíram para a iniciativa e a todos que acreditam no potencial de mobilização da comunidade FEAna.

Atenciosamente,
Equipe Fundo Patrimonial FEAUSP
2026-01-22 16:24 Transparência Voluntário Projetos apoiados